Fetuccini Alfredo – Uma paixão culinária


Descobri o Fetuccini Alfredo em Orlando, no pavilhão italiano do Epcot Center, na minha Lua-de-Mel em 1993. Desde então, eu que sou uma apaixonado pela cozinha italiana, nunca mais me esqueci deste delicioso prato.

Soube recentemente que o Ristorante Alfredo em Orlando foi fechado em 2007 mas ainda existe nos USA uma outra filial na cidade de New York, próximo ao Rockfeller Center.

Por aqui, depois de testar diversas receitas em casa (não há muito consenso sobre a verdadeira receita do molho Alfredo) acabei chegando na minha mistura ideal: 500g de creme-de-leite fresco, 3 colheres de manteiga e 300g de queijo parmezão ralado. O molho é assim, bem simples. O segredo principal é utilizar o melhor parmezão que encontrar (o Grana Padano italiano para mim é o melhor). O processo é derreter completamente os ingredientes até que forme um molho espesso e uniforme. Como o creme-de-leite fresco não pode ferver, o processo ideal é fazer a mistura em banho-maria.

O prato é muito fácil de fazer: é só cozinhar o fetuccini al dente (os meus favoritos são os italianos Barilla ou Divella) e misturar o molho logo em seguida. É um macarrão que tem que se comer quente, na hora que se mistura o molho na massa.

Na viagem que fiz a Roma em 2008, um dos lugares que eu não poderia deixar de ir era o Ristorante Alfredo, o original onde o molho foi inventado em 1914. Eu e Carla (minha esposa) pegamos o metrô, descemos na Piazza de Spagna e caminhamos até lá para reviver aquela deliciosa refeição de nossa Lua-de-Mel.

A experiência valeu a pena, apesar de ter sido bem caro para um prato de macarrão: uma conta bem acima de EUR$ 100.00… nem me lembro quanto foi mas sei que valeu a pena.

Nem o fato do metrô já ter fechado quando voltamos para o hotel não atrapalhou aquela gloriosa noite, para ser lembrada por toda uma vida.

Anúncios

Sobre Heitor

Eu sou um prossional de vendas, casado, que tem como principais hobbies viajar e frequentar restaurantes. Quando dá para combinar as duas coisas, melhor ainda. A trabalho ou a passeio estou sempre aproveitando minhas viagens para conhecer novos lugares, restaurantes e culturas. Escrevo este blog para compartilhar um pouco de minhas memórias de viagem e também dos meus projetos futuros.
Esse post foi publicado em Italia, Roma e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Fetuccini Alfredo – Uma paixão culinária

  1. Heitor, Parabéns pelo blog. Muito útil para quem quer dicas sérias de viagem e gastronomia.
    Já fica aqui o convite para você oferecer o Fetuccine com um bom vinho aos amigos.
    Abraço.
    Mário.

  2. Alencar Melo disse:

    Heitor,

    Muito legal o blog, as dicas de viagens são muito úteis! Continue com as receitas!

    Um abraço,

    Alencar Melo

    • Heitor disse:

      Valeu Alencar ! Com certeza. E se tiver alguma dica de algum lugar que viajou ou restaurante que gostou, me
      avisa para eu ir testar também.

      Abraço,
      Heitor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s