New Orleans – Memórias de Viagem


Viajei para New Orleans em 1992 para participar de um Congresso patrocinado por um importante fabricante de computadores. Aquela foi uma de minhas primeiras viagens aos USA e guardo com muito carinho as memórias desta viagem em particular.

Eu diria que New Orleans é a cidade americana onde pode se ter a experiência mais próxima de estar no Brasil dentro dos USA.

A música e a culinária, com influências americana, francesa e africana formam a cultura chamada “Creole”. “Creole” é também um dialeto falado nos pântanos da Lousiana. Existem músicas cantadas em creole, uma língua que mistura inglês, francês e dialetos africanos.

A culinária se parece muito com aquela que temos na Bahia: frutos-do-mar, camarões, molho de tomate picante, arroz branco,…

A região do “french-quarter” é onde se localiza a famosa Bourbon Street, com grande concentração de bares, restaurantes e todo tipo de “inferninho” que se possa imaginar. Veja a foto acima: se olhar de repente, parece que é Olinda no Carnaval 🙂

O pessoal anda na rua com suas garrafas de cerveja na mão, mas dentro de saquinhos de papel já que nos USA não é permitido beber no meio da rua.

O bar mais famoso da Bourbon Street é o Pat O’brian, conhecido como o bar com o maior faturamento por metro quadrado dos USA. O seu drink mais famoso é chamado de “Hurricane” (ou Furacão em inglês), ironicamente um dos maiores problemas da região.

Coincidentemente, nos dias que estive por lá, passou um furacão chamado Andrews. Havia alguma apreensão, mas no final felizmente ele perdeu a força quando passou pela cidade. De qualquer maneira vi os preparativos que o pessoal local tomou: colocar placas de madeira nas vitrines das lojas, passar fita adesiva nos vidros (para não estilhaçar caso quebrasse) e colocar sacos de areia na frente das portas (para evitar a entrada de água por baixo impulsionada pelo vento).

Infelizmente, mais de uma década depois, vimos os estragos que um novo furacão, o Katrina, provocou na cidade.

Espero voltar um dia a New Orleans e ver como a cidade se recuperou. É um lugar muito pitoresco, totalmente diferente daquilo que se tem em mente quando se pensa em Estados Unidos da América.

Anúncios

Sobre Heitor

Eu sou um prossional de vendas, casado, que tem como principais hobbies viajar e frequentar restaurantes. Quando dá para combinar as duas coisas, melhor ainda. A trabalho ou a passeio estou sempre aproveitando minhas viagens para conhecer novos lugares, restaurantes e culturas. Escrevo este blog para compartilhar um pouco de minhas memórias de viagem e também dos meus projetos futuros.
Esse post foi publicado em New Orleans, USA e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s