Shinkansen Japão – Alta Tecnologia em Transporte


Esse é o Shinkansen, também conhecido como “Trem Bala”. Ele é bastante confortável mas não há espaço para malas entres os vagões. Mesmo o espaço para sacolas acima das poltronas é pequeno. O motivo é que no Japão não há o hábito de viajar com muitas malas. Normalmente, quando existe muita bagagem, o japonês as despacha via serviço expresso (courier) até o destino final (que pode ser o aeroporto).

Quando cheguei ao Japão e fiz minha primeira viagem, por sorte o trem estava vazio e pude colocar as bagagens nas poltronas ao meu lado.

O Shinkansen tem diversos tipos de carros, como vagão para fumantes (na Ásia em geral há muitos fumantes) e vagão silencioso (nem as estações são anunciadas nos alto-falantes).

O povo japonês é muito respeitoso com o próximo. Eles são fissurados em telefone celular mas nunca atendem na poltrona do trem. Os telefones são mantidos em “vibra call” e caso toque, se levantam e vão à área entre um vagão e outro para falar.

Existe também um “serviço de bordo” muito bom. Eles vendem “obentô” que é comida japonesa em caixinhas. As comissárias que atendem os passageiros são impecáveis e sempre que saem ou entram em um vagão, elas se voltam para o corredor e fazem a reverência japonesa inclinando o corpo.

Conforme eu havia combinado com meu amigo Ângelo, usando um cartão telefônico que comprei no aeroporto, liguei de um telefone público dentro do trem para ele. Informei o horário que estaria chegando e o número do vagão em que estava. Os trens japoneses tem uma pontualidade absurda e param os vagões em locais exatos na plataforma.

Durante a semana que estive no Japão, fiz diversas viagens utilizando o Shinkansen utilizando um passe que comprei no Brasil. Recomendo que, em visita ao Japão, comprem o passe pois é muito mais barato.

Anúncios

Sobre Heitor

Eu sou um prossional de vendas, casado, que tem como principais hobbies viajar e frequentar restaurantes. Quando dá para combinar as duas coisas, melhor ainda. A trabalho ou a passeio estou sempre aproveitando minhas viagens para conhecer novos lugares, restaurantes e culturas. Escrevo este blog para compartilhar um pouco de minhas memórias de viagem e também dos meus projetos futuros.
Esse post foi publicado em Japão, Tokyo e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Shinkansen Japão – Alta Tecnologia em Transporte

  1. Maria Rosa Campos de Andrade disse:

    Heitor:
    Agora que leio seus comentários sobre o Japão é que compreendo o porque do respeito e admiração que você nutre pelo país.
    Realmente é digno de ir e copiar muitas coisas.
    Beijos,
    Maria Rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s